Uma Audiência Pública para discutir os limites intermunicipais entre Aracaju e São Cristóvão ocorre hoje, 29, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Realizado pela Comissão de Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transporte e Turismo, o evento é aberto ao público e tem como objetivo ampliar o debate sobre o futuro e o desenvolvimento da Zona de Expansão.
A audiência contará com a presença dos integrantes da comissão, os deputados Adailton Martins (PSD), Cristiano Cavalcante (UB), Lidiane Lucena (Republicanos), Carminha Paiva (Republicanos), Garibalde Mendonça (PDT), Netinho Guimarães (PL) e Paulo Júnior (PV), além de representantes do Governo do Estado, de associações e de moradores de ambos os municípios.
A iniciativa surge em meio a uma recente decisão da Justiça Federal que determinou a devolução de uma área de 20,78 quilômetros quadrados — o equivalente a 2 mil campos de futebol — do município de Aracaju para São Cristóvão.
A região em disputa abriga 6,7 mil imóveis, 14 escolas que atendem mais de 6 mil alunos, três postos de saúde, 31 km de ruas pavimentadas, além de redes de água e energia, praças, áreas verdes e duas praias populares entre turistas. Representando 11,4% do território de Aracaju, a área teria sido anexada de forma irregular pela capital.
Caso a decisão seja cumprida, aproximadamente 30 mil moradores atualmente considerados aracajuanos passariam a ser cidadãos de São Cristóvão. Isso aumentaria a população da “cidade Mãe de Sergipe” de 95 mil para 125 mil habitantes, enquanto Aracaju teria sua população reduzida de 603 mil para 573 mil moradores.
A Prefeitura de Aracaju tenta adiar a execução da decisão com um recurso de agravo interposto no Tribunal Regional Federal da 5ª Região.