Na Casa, a parlamentar já apresentou uma série de projetos de Lei, principalmente, em prol das mulheres na luta contra o assédio e feminicídio, dentre outros, que fizeram seu trabalho ganhar repercussão na mídia nacional.
Nessa última semana, por exemplo, a jovem apresentou o Projeto de Lei 414/23, que inclui o catador de materiais recicláveis como segurado especial da Previdência Social. Pela lei, essa categoria exerce atividades de forma individual ou em regime de economia familiar, tirando delas o sustento próprio. E, conforme o texto de Yandra, se aprovado, a categoria poderá receber o amparo proporcional à atividade.
“Pelo risco que a profissão apresenta, além de horários e condições insalubres, não podemos deixar de fora os cidadãos que fazem do lixo a sua fonte de renda, mas que não recebem o amparo da Previdência Social proporcional à atividade”, disse a autora da proposta.
A proposta ainda será despachada para análise das comissões permanentes da Câmara. Mas, desde já, ganhou repercussão nacional, que deve favorecer sua aprovação em prol da categoria.